A DIVERSIDADE DE AVALIAÇÕES EXTERNAS E A AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E FORMATIVA: A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA DOCENTE PARA BONS RESULTADOS

Renato de Souza Viana, Natany da Silva Hermenegildo Gomes, Maria Aparecida Souza Alves, Maria Madalena Ribeiro Costa Magalhães, Glória Rosa Da Silva

Resumo


A avaliação no âmbito escolar tem sido tema de grandes discussões na atualidade. O presente artigo vem mostrar os resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido na Faculdade IBRA, na cidade de Ipatinga/MG, com enfoque no conhecimento das avaliações externas, SIMAVE e SAEB, aplicados nas escolas públicas, as quais têm o IDEB como meio aferidor dos resultados, além de analisar os avanços das escolas no que tange as políticas de trabalho docente frente aos descritores nas avaliações cobrados.Para a busca de informações sobre o assunto, utilizou-se o Instrumento de Coleta de Dados, ICD, como norte das entrevistas realizadas nas escolas aos Coordenadores Pedagógicos e/ou Especialistas da Educação Básica.

Palavras-chave


Avaliação, aprendizagem, práticas pedagógicas docentes

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